ESPIRITUALIDADE

A Congregação das Irmãs de Santa Zita, procura na Sagrada família o apoio de toda a sua espiritualidade, a qual conserva o lema de Santa Zita: “ mãos no trabalho e coração em Deus”.

A Eucaristia está no centro de toda a vida individual e comunitária das Irmãs. Vem  daí a devoção das Irmãs ao Coração Eucarístico de Jesus , devoção essa que foi transmitida desde o início pelos fundadores Pe Primo Mason e Madre Maria Amélia de Andrade Reis. A Eucaristia foi e será sempre a fonte principal de comunhão com o Senhor e com as irmãs e irmãos. 


As Irmãs de Santa Zita vivem sua vocação, como pessoas enviadas pelo Pai, como participantes da missão de seu filho e movidas pelo Espírito Santo, a busca exclusiva de Deus, bem como do amor e serviço aos irmãos. O cultivo de uma vida de, esperança e caridade que difunde e constrói, entre as pessoas junto as quais atuamos, aquela comunhão fraterna tão desejada por Cristo: “Pai, que eles sejam um como nós somos um”.


Maria tem um lugar especial na vida da Irmã de Santa Zita, ela é colocada como modelo que conduz a Irmã a imitar o seu amor a Jesus, vivido na simplicidade de uma existência dedicada aos trabalhos humildes e ocultos, em sua casa de Nazaré. Dela a Irmã aprende o espírito de oração, ouvindo com amor a Palavra de Deus e conservando-a no silencio do coração, a fim de ser assídua na contemplação dos valores do reino de Deus.


Nossa Senhora com o título das Mercês foi escolhida pelos fundadores para está a frente da Congregação como sua intercessora junto a seu Filho Jesus Cristo, justamente porque esse título das Mercês quer dizer aquela que distribui favores, graças.


São José foi o primeiro a entrar na Casa Santa Zita, representado por uma imagem que sempre está na entrada da casa como aquele que acolhe, ouve orienta e leva até Deus os anseios e necessidades de cada pessoa e também como guardião da casa.

Santa Zita a Padroeira, porque no ofício de empregada doméstica ela conseguiu manifestar o amor de Deus a todos, não só aos colegas de trabalho e patrões, como também aos peregrinos que iam e viam e pediam alguma coisa para comer, assim ela está colocada na Congregação como modelo de caridade e oração paras as Irmãs e as domésticas.




A Eucaristia será sempre a nossa fonte principal de comunhão com o Senhor e com os Irmãos; por isso a nossa devoção ao Coração eucarístico de Jesus. Nossa Senhora das Mercês foi escolhida como patrona da Congregação como aquela que distribui favores à causa da empregada doméstica tão necessitada na época da sua fundação, São José por ser o protetor dos operários.

Santa Zita, da qual a Congregação herdou o nome, por ter sido empregada doméstica.


Somos um pequenino grupo que não perdeu a esperança porque Deus nunca nos abandonou.

“ O Deus da esperança vos encha de toda a alegria de toda paz na vossa fé para que pela virtude do espírito Santo transbordeis de esperança (Rom15,13).


ORAÇÃO:

Renovai Senhor, em nossa Congregação das Irmãs de Santa Zita, o Espírito que animou a Madre Maria Amélia da Santíssima Trindade a fundar a Congregação.

Que vossa graça nos fortaleça e nos plenifique de esperança, na certeza de que a congregação é obra de Deus.


Que a Congregação possa cumprir sua missão evangelizadora, anunciando Jesus Cristo a todas as pessoas, vivendo na Esperança e promovendo o bem de todos.

Concedei-nos renovar nossa mente, abrindo-nos à ação do Espírito, para continuar animando as prestadoras do ofício doméstico a serem discípulas-missionárias de Jesus Cristo nas famílias.

Concedei-nos a perseverança na vocação e a alegria de vivê-la.

Amém!


Nenhum comentário: